Teatro

3 Maneiras de Tocar no Assunto

O espetáculo premiado, “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, sobre a luta contra a homofobia, faz apresentações gratuitas de abril a julho nas regiões Nordeste e Norte.

Foto divulgação: Sympla

Um tema, três solos curtos. O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas. Nos palcos desde 2019 e assistida por mais de 15 mil espectadores, a peça recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

De abril a julho de 2024, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” irá percorrer as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos sempre gratuitos. Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Esta circulação é um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

TRAJETÓRIA DO ESPETÁCULO:

“3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019 no Rio de Janeiro, com uma temporada de 3 meses no Teatro Poeirinha e, em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga. Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório em Porto Alegre e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão. Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ. 

SINOPSE:

Um tema, três solos curtos. “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna. No primeiro solo, “O Homem de Uniforme Escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico. O segundo, “O Homem com a Pedra na Mão”, é o depoimento de um dos participantes da Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969, em Nova York. O terceiro, “O Homem no Congresso Nacional”, é o pronunciamento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.

Classificação: 14 anos

Duração: 80min

Gênero: Drama

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Leonardo Netto

Direção: Fabiano Dadado de Freitas

Direção de movimento: Marcia Rubin

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Luiza Fardin

Cenário: Elsa Romero

Visagismo: Marcio Mello

Trilha sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto

Adaptação de luz: Leandro Barreto

Direção de produção: Luísa Barros

Gerência administrativa: Amanda Cezarina 

Produção executiva: Thaís Pinheiro

Fotos: Dalton Valerio

Design: Geraldo Oliveira

Comunicação social: Lucas Sampaio

Mídias sociais: Ronny Werneck

Realização: Fulminante Produções Culturais e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

LEONARDO NETTO

Ator, diretor e dramaturgo. Estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho. Trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, destaca as peças mais recentes “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas), “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Fabiano Dadado de Freitas); em TV as séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e a minissérie “Assédio” (Rede Globo); em cinema “Em Nome da Lei” de Sérgio Rezende e “Três Verões” de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”. Diretor de “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.

 

FABIANO DADADO DE FREITAS 

Diretor, dramaturgo e ator. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”. Em 2021 dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya). Roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia” em parceria com o Festival Panorama e a performance “Arqueologias do Futuro”. Preparou o elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay). Dirigiu o videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém. Acredita na transgressão pela palavra, no corpo como dissidência e exercita a bichice e o desbunde como formas militantes de vida e de existência.

MÍDIAS SOCIAIS DO ESPETÁCULO: @3maneirasteatro

Previous slide
Next slide

Foto divulgação: Google imagens

Compartilhe essa matéria

#o #exposi #exposicao #arte #art #fotografia #cultura #galeriadearte #brasil #design #a #exhibition #artecontemporanea #arquitetura #sp #museu #portugal #pintura #artesvisuais #riodejaneiro #contemporaryart #es #saopaulo #artesplasticas #tbt #galeria #foto #gastronomia #expo #ra#escultura #desenho #exposition #cria #photography #s #gallery #artebrasileira #museum #decoracao #lisboa #artist #obrasdearte #artista #musica #feira #gravura #melhoramentogenetico #cabanha #artgallery #ao #asantaines #rebanho #expositores #ovinocultura #instagood #borrega #carneiro #cordeiro #santaines

Categorias

Veja também

Publicidade

Revista GIRO CULT

/*Api Vlibras*/
/*Plugin TTS*/