A literatura filosófica de Dostoiévski
Foto divulgação: Google imagens
Nesse curso, partiremos da afirmação do professor russo Nikolai Tchirkóv de que Fiódor Dostoiévski caminha em dreção ao romance filosófico, a partir de Memórias do subsolo. Em um primeiro momento, mostraremos como o escritor ultrapassa as fronteiras do romance ao criticar filosóficamente os limites da consciência- a consciência servindo ao utilitarismo de cunho liberal, visto por Dostoiévski como uma forma de ocidentalização da Rússia.
Em seguida, aproximaremos a literatura e a filosofia, mostrando como o filósofo alemão Friedrich Nietzsche também criticou os limites da consciência em obras como Assim falou Zaratustra e Além do bem e do mal.
No segundo encontro, a ideia é mostrar como Dostoiévski e Nietzsche escapam dos limites da consciência; Dostoiévski a partir de Noites Brancas, novela considerada menor dentro de sua produção literária. O mesmo movimento será feito por Nietzsche, a partir de suas obras anteriormente mencionadas. Qual será o caminho afirmativo proposto por esses gigantes da literatura e da filosofia? É o que investigaremos juntos!
Dia: 20 jul – 2023 • 19:00 > 27 jul – 2023 • 20:30
Local: Videoconferência via Sympla Streaming
Ingressos: Sympla