Madonna

Cantora

Álbum

Categoria

Outros artistas

Madonna Louise Ciccone nasceu em 16 de agosto de 1958, em Michigan, nos Estados Unidos. Filha de Madonna Louise Fortin e Silvio Anthony Ciccone, aos cinco anos ela sofreu um dos maiores traumas da sua vida: perder a mãe para um câncer de mama.

Mais tarde, seu pai se casou com Joan Gustafson, governanta da família, o que gerou revolta na menina, que entendeu a relação como uma traição à memória da mãe. Isso fez com que o relacionamento entre eles se mantivesse distante durante alguns anos.

Terceira de seis irmãos, Madonna cresceu sentindo-se solitária. Foi na música e na dança que ela encontrou algum consolo: começou a estudar piano ainda criança e, aos 12 anos, já era uma bailarina experiente.

Aluna exemplar, acabou recebendo uma bolsa para o curso de dança da Universidade de Michigan. No entanto, Madonna largou a graduação para integrar renomados grupos de dança em Nova York.

Morando sozinha na cidade, a cantora foi vítima de estupro enquanto retornava de um ensaio: dois homens armados com faca a cercaram e obrigaram a fazer sexo oral. O episódio foi mais um trauma na vida de Madonna, que sentiu que não poderia se salvar mesmo aparentando ser uma garota forte.

O início da carreira de Madonna
A carreira como cantora começou em 1979. Ela foi aprovada no teste para se apresentar como dançarina e backing vocal do cantor francês Patrick Hernandez. Foram três meses de turnê na Europa, antes de retornar para Nova York.

Lá, ela se juntou ao seu então namorado Dan Gilroy e formou a banda Breakfast Club, na qual cantava e tocava bateria e guitarra. Na mesma época, Madonna também atuou em seu primeiro filme, a produção indie A Certain Sacrifice, lançado apenas em 1985.

Em 1980, ela deixa a banda e forma uma outra, chamada Emmy and The Emmys, com seu ex-namorado Stephen Bray. No ano seguinte, decide tentar carreira solo e consegue assinar um contrato para lançamento de singles, com ajuda de Mark Kamins.

Seu primeiro single, Everybody, foi lançado em 1982. Em 1983, foi a vez de Burning Up chegar às lojas. Ambas as músicas alcançaram a terceira posição nas paradas de dance music da Billboard.

Madonna: o início do sucesso
O primeiro álbum de Madonna chegou ao mundo em 1983. Tendo apenas o nome da cantora como título, o disco trazia 8 canções, quase todas compostas pela cantora, entre as quais grandes hits como Holiday, Borderline e Lucky Star.

O sucesso foi estrondoso. Madonna acabou se transformando também em um ícone fashion, tendo seu estilo copiado por inúmeras mulheres pelo mundo. Porém, foi com o segundo álbum, Like a Virgin, que ela se firmou como a grande estrela da música pop.

Desafiando o conservadorismo estadunidense, com Like a Virgin a cantora foi acusada de atentar contra os valores familiares. No entanto, o disco foi aclamado e provou que Madonna tinha vindo para ficar.

Em 1985, a artista estreou oficialmente no cinema com a comédia Procura-se Susan Desesperadamente, de Susan Seidelman.

Quebrando tabus
Após o bem-sucedido True Blue, de 1986, que em 1992 era o álbum feminino mais vendido do mundo, a cantora fez outras aparições no cinema. Uma das mais expressivas foi sua participação no filme Quem É Essa Garota?, para o qual também gravou quatro músicas.

Em 1989, Madonna foi novamente alvo de críticas após o lançamento do vídeo de Like a Prayer, que trazia uma mistura de sexo e religião. O Vaticano condenou a obra e grupos religiosos protestaram contra a cantora. No entanto, a canção foi um sucesso.


Créditos das imagens: Google fotos

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Veja também

/*Api Vlibras*/
/*Plugin TTS*/