Dançamos a paz e energia de ODARA, um espetáculo que traz o guardião protetor e positivo, em uma reflexão brincante.
Foto divulgação: Renam Carvalho
No espetáculo do Coletivo Muanes Dançateatro, dançamos a paz e tranquilidade de ODARA que é um EXÚ e significa algo infinito, que não tem começo nem fim. Na cena, em 30 min, dançamos o que mostra o caminho para as pessoas que vão na frente, como um guardião protetor. ODARA, traz a força de energia positiva inexplicável, da dança através de pesquisa sobre a performance Afro Diáspora. A reflexão brincante sobre o protetor das casas, tirando todas as energias negativas, deixando em uma fase boa.
O Coletivo Muanes trabalha na interface da dança, corpo e memória, onde fazeres se atravessam e dialogam, expressões daquilo que fom os e que somos. Ao mesmo tempo contemporâneo e ancestral propomos o cantar, dançar, batucar; nossas encruzilhadas e campos de possibilidades, tempo/espaço de potência. A nossa base estética da cena é a cultura afro ameríndia brasileira e carioca, tradição de origem e legado para nossos descendentes, uma riqueza cultural. O Coletivo desenvolveu os espetáculos Ubu Ações, O Rio de Muane, Mamiwata, Cadinho de Samba, Katecô, Mask, Mask Liv®e. O Coletivo Muanes em diversas montagens, produção em audiovisual para dança e reelaborações cênicas já apresentou trabalhos em teatros e em temporadas e eventos de dança em várias cidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Togo, Benin e Portugal.
Denise Mancebo Zenicola
é bailarina, coreógrafa, artivista e diretora com formação em dança. Iniciou em Danças Clássicas e desenvolveu estudos em Dança Moderna, Contemporânea, Contato Improvisação e Danças Afro Brasileiras. Dirigiu e coreografou, os grupos Proposta Cia. de Dança e Cio da Dança, em Brasília. Atualmente é diretora do Coletivo Muanes Dançateatro, no Rio de Janeiro. Desenvolve fusões de Danças Contemporâneas com as Estéticas Afro Descendentes, no espaço cênico. É Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF e Professora do Programa de Pós Graduação de Artes Cênicas na UNIRIO. Pós Doutora em Lisboa, bolsa CAPES e fez o segundo pós doutorado em Máscaras Decoloniais pela UFPA.
Livros Publicados:
Performance da Ginga: Samba de Gafieira, RJ, Mauad X, 2023;
Máscaras Decoloniais: RJ, Mauad X, 2020;
Performance e Dramaturgia: Dança Teatro, MADRI, Edit. Académica Espanõla,
2018;
Performance e Ritual: Dança das Iabás no Xirê, RJ, FAPERJ/Mauad X, 2014.
Ficha Técnica: Direção e Coreografia: Denise Zenicola, Assistente de Direção: Ivana D’ Rosevita, Músicas: Odara,Three Sisters e Marcus Rum, Bailarinos/ Pesquisadores: Cristiane Moreira, Elaine Azevedo, Ivana D’Rosevita, Léo de Leandro, Moisés Dias e Viviane Carvalhal, Desenho de Luz: Gil Santos, Operação de Luz: Cristiano Teodoro, Figurino: Regilan Deusamar, Fotografia e filmagem: Renam Carvalho, Criação de conteúdos digitais e vídeos: Lucas Zenicola, Programação Visual : Lucas Zenicola e Daiane Salles, Produção Executiva: Roy D’Peres
Dia: Dias 04 e 05 às 19h e Dia 06 às 18h
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20510-430
Ingressos: RIO Cultura