Artes

Tarsila, A Brasileira

Espetáculo 100% nacional irá abordar vida, obra e influência de Tarsila do Amaral na cultura.

Foto divulgação: Sympla

A história começa com a chegada de Tarsila a São Paulo, em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas, que daria origem ao famoso Grupo dos Cinco (Tarsila, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia) e seria o início de um tórrido romance entre ela e Oswald. A ação então passa pela efervescência e excessos dos modernistas, a vida entre São Paulo e Paris, o atribulado e concorrido atelier de Tarsila em Paris, frequentado pela nata artística da época (Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros), o “redescobrimento do Brasil” e as revoluções estéticas que culminaram no movimento Antropofágico e na criação do Abaporu, ponto máximo da colaboração artística entre Tarsila e Oswald. 

A segunda parte da história começa justamente com a Crise de 1929, quando Tarsila perde toda a sua fortuna e descobre a traição de Oswald com Pagu, jovem protegida do casal. Separada de Oswald e destituída de suas fazendas, Tarsila viaja para Moscou e dá início a sua fase de pinturas “sociais”, retratando os trabalhadores brasileiros. Tarsila é presa pela polícia de Getúlio Vargas, suspeita por atividades “revolucionárias” pelo simples fato de ter ido à Rússia. Acolhida e amparada pelos amigos, Tarsila então conhece seu último amor, o jornalista carioca Luis Martins, 24 anos mais jovem do que ela, com quem viveria por dezoito anos. 

Após a morte da sua filha e sua neta, da separação de Luís, e da morte de Mário, Anita e Oswald, Tarsila reflete sobre suas perdas e encontra consolo na espiritualidade – mais especificamente, na doutrina espírita de Chico Xavier. Numa epifania, Tarsila revela sua visão e renova sua convicção na Arte como possibilidade de transcendência e de encontro com as pessoas que amou e as pessoas que compartilharam do mesmo sonho, que se funde com a Retrospectiva da Semana de Arte Moderna, cem anos depois, numa grande consagração da Cultura brasileira.

Dia: Quinta, Sexta, Sábado e Domingo às 20h00, Sábado e Domingo às 16h00 – 25 de Janeiro a 18 de Fevereiro

Local: Teatro Santander – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, São Paulo – São Paulo

Ingressos: Sympla

Previous slide
Next slide

Foto divulgação: Google imagens

Compartilhe essa matéria

#o #exposi #exposicao #arte #art #fotografia #cultura #galeriadearte #brasil #design #a #exhibition #artecontemporanea #arquitetura #sp #museu #portugal #pintura #artesvisuais #riodejaneiro #contemporaryart #es #saopaulo #artesplasticas #tbt #galeria #foto #gastronomia #expo #ra#escultura #desenho #exposition #cria #photography #s #gallery #artebrasileira #museum #decoracao #lisboa #artist #obrasdearte #artista #musica #feira #gravura #melhoramentogenetico #cabanha #artgallery #ao #asantaines #rebanho #expositores #ovinocultura #instagood #borrega #carneiro #cordeiro #santaines

Categorias

Veja também

Publicidade

Revista GIRO CULT

/*Api Vlibras*/
/*Plugin TTS*/