Walter Salles

Cineasta

Filmes

Categoria

Outros artistas

Cineasta, nasceu no Rio de Janeiro em 1962. É Casado e pai de um criança.

Estudou economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Nos anos de 1980 fundou com João Salles a produtora VideoFilmes. Inicialmente voltada para elaborar documentários para TV, a VideoFilmes foi responsável por longa-metragens nacionais, como Lavoura Arcaica (direção de Luiz Fernando Carvalho) e Madame Satã, de Karim Ainouz.

Terra Estrangeira foi o primeiro filme de Walther Moreira Salles Júnior a ser premiado. A obra foi lançada em 1995 e representou o Brasil em dezenas de festivais pelo mundo.

Em 1998, o cineasta lançou um dos principais longa-metragens da história do cinema nacional: Central do Brasil. O filme, aclamado pela crítica, foi indicado para dois Oscars: Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Montenegro, protagonista, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz.

Ainda que não tenha levado a cultuada estatueta, Central do Brasil foi eleito melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, BAFTA e Festival de Berlin, entre outros.

Abril Despedaçado veio em 2001. Também dirigido por Walther Salles, foi nomeado ao Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa.

Após dois filmes aclamados no Brasil e exterior, o diretor deu início a sua carreira à frente de filmes em outros idiomas.

O primeiro foi Diários de Motocicleta, de 2004, falado em espanhol. Água Negra, com personagens que se comunicam em inglês, veio no ano seguinte. O jornal britânico The Guardian elegeu Walther Moreira Salles como um dos 40 melhores diretores do mundo.

Embora não tenha produzido nenhum filme campeão de bilheteria, Walther Moreira Salles Júnior é o segundo cineasta mais rico do mundo.


Créditos das imagens: Google fotos

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Veja também

/*Api Vlibras*/
/*Plugin TTS*/